OS EMPRESÁRIOS E AS EMPRESAS ESTÃO CANSADOS

OS EMPRESÁRIOS E AS EMPRESAS ESTÃO CANSADOS

As empresas estão sem dinheiro? O ciclo operacional das empresas não está adaptado e adequado à realidade?

As empresas estão sem dinheiro? O ciclo operacional das empresas não está adaptado e adequado à realidade?
Os efeitos da pandemia no mercado de trabalho são visíveis em várias frentes e trouxeram mudanças significativas. Advieram novas tendências e impactos, como seja, teletrabalho, flexibilidade e as videoconferências tornaram-se normalidade ficando o contacto persona a persona de lado.
As subidas das taxas de juros e renegociações dos créditos bancários arrastou e adiou decisões de fundo paras as empresas.
As guerras – Ucrânia e Israel - vieram trazer um contexto de grande, mais ainda, imprevisibilidade ao mercado, obrigando a adaptações e mudanças de geografias, em alguns casos, para o crescimento internacional das empresas.
O contexto político – seja português, seja internacional – traz neste ano de 2024 mais factores de imprevisibilidade.
A resiliência das empresas tem um sido um pilar fundamental e vital para a manutenção das empresas e respectivos postos de trabalho. É, sem dúvida, o factor mais relevante e positivos dos últimos anos.
No entanto, os empresários e as empresas têm necessidade de elevar e manter os níveis de rigor da gestão em 3 eixos fundamentais. O ciclo operacional das empresas pode estar em permanente evolução, mas há uma necessidade extrema de a máquina operacional estar totalmente limada e oleada, para que se ajuste com muita rapidez às necessidades do mercado. Um outro aspecto relevante, é os prazos médios de pagamentos, sendo, por vezes necessário, para passar a turbulências das mudanças repentinas, a renegociação dos prazos de pagamento aos fornecedores (não é deixar de pagar aos fornecedores!). E, por fim, é importante e, talvez, o mais relevante, ser muito assertivo na negociação dos prazos médios de recebimento.
Caso haja distracções nos aspectos referidos no parágrafo anterior, mesmo que por um período curto de tempo, pode ser difícil voltar à normalidade operacional nas empresas.
Há um outro facto relevante que impacta nas empresas que é a questão dos recursos humanos. Tornou-se extremamente encontrar as pessoas com os perfis desejados e depois, ainda mais difícil ficou o nível de retenção das pessoas nas empresas.
Obviamente, estas situações, ao nível das emoções, trouxe um desgaste e um cansaço sem precedentes.
Há barreiras e tabus que têm de ficar para trás como seja o tema da saúde mental nos empresários e nas empresas. É necessário o apoio das várias disciplinas do saber para que os empresários e as empresas possam, com muita resiliência, manter as suas operações a funcionar, dentro de uma normalidade anormal.

 

Artigo de opinião
Ricardo Luís

Originalmente publicado em O LOUZADENSE - N.º 117 de 21 de Março de 2024

Artigos Relacionados

Plano3R - Consultoria - Logo

Rua das Mimosas, 137
4585-459 Rebordosa
Portugal

info@plano3r.pt
+351 224 119 250
(Chamada para rede fixa nacional)

Ligações úteis