25 ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO EURO

25 ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO EURO

Em 1 de Janeiro de 1999, o Euro foi introduzido como moeda única de 11 Estados-Membros da União Europeia (UE).
Durante um período de transição, entre 1999 e 2022, os preços surgiam em Escudos e em Euro e houve uma convivência das 2 moedas.
A livre circulação de pessoas na União Europeia começou formalmente com a implementação do Acordo de Schengen.

Em 1 de Janeiro de 1999, o Euro foi introduzido como moeda única de 11 Estados-Membros da União Europeia (UE).
Durante um período de transição, entre 1999 e 2022, os preços surgiam em Escudos e em Euro e houve uma convivência das 2 moedas.
A livre circulação de pessoas na União Europeia começou formalmente com a implementação do Acordo de Schengen. O Acordo de Schengen entrou em vigor em Março de 1995. Este acordo permite que os cidadãos dos países membros viajem, trabalhem e residam em qualquer outro país signatário sem a necessidade de vistos ou controles de fronteira internos, promovendo uma maior integração e mobilidade dentro da UE.
Esta livre circulação fez perceber que algo faltava.
Há 26 anos, quem saísse de Portugal com 100 escudos (a moeda da época) e percorresse os países europeus, regressava com 60 escudos. As taxas de câmbio aplicadas às transacções entre as diferentes nações da Europa afectavam pessoas e empresas. Na procura de uma maior interdependência entre países, surge a ideia de criar um Mercado Único Europeu, com uma moeda que facilitasse as trocas comerciais.
Portugal integra, desde 1999, a lista dos países que abdicaram da sua moeda, concordaram com a criação de uma moeda única - o Euro -, e aceitaram delegar a sua política monetária a uma entidade europeia: o Banco Central Europeu. Hoje já são 20 os países que pertencem à Zona Euro.
Em Dezembro de 2001, conforme informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço de 1 café era 80 escudos. No entanto, começamos a sentir os arredondamentos. É necessário perceber que, com regularidade, as empresas fazem aumento de preços dos bens e serviços e estabelecem os chamados preços de conveniência. A taxa de inflação no início dos anos 2000 rondava os 2%; no entanto, a percepção é que era muito superior.
Actualmente, a Zona Euro apoia a economia e torna mais fácil a vida de 350 milhões de pessoas em 20 países. Desde então, o Euro tornou-se uma das moedas mais importantes do mundo, sendo transaccionado nos mercados globais e associado a outras moedas em todo o mundo. Além disso, o Euro simplificou a vida dos cidadãos europeus, permitindo a comparação de preços entre países e facilitando as transacções comerciais.

 

Artigo de opinião
Ricardo Luís

Originalmente publicado em O LOUZADENSE - N.º 125 de 18 de Julho de 2024

Artigos Relacionados

Plano3R - Consultoria - Logo

Rua das Mimosas, 137
4585-459 Rebordosa
Portugal

info@plano3r.pt
+351 224 119 250
(Chamada para rede fixa nacional)

Ligações úteis