POUPAR

POUPAR

Neste período festivo do ano, há gastos extraordinários, como férias, jantares familiares e de amigos. Mas, é importante não perder o foco. Uma gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais envolve destinar uma parte dos rendimentos à poupança.

Neste período festivo do ano, há gastos extraordinários, como férias, jantares familiares e de amigos. Mas, é importante não perder o foco.
Uma gestão responsável e equilibrada das finanças pessoais envolve destinar uma parte dos rendimentos à poupança.
Uma poupança regular permite constituir um fundo de emergência para acomodar o impacto financeiro de uma situação imprevista, tal como o desemprego, um acidente, doença ou despesa inesperada e, também, os momentos festivos.
Por norma, todos nós, fazemos uma pausa nos nossos trabalhos, nos nossos estudos. E, é importante rever alguns aspectos, como seja, o orçamento familiar. Está ou não dentro do previsto?
O orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais. Permite controlar melhor o dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança.
Este exercício permite determinar o saldo entre rendimentos e despesas. Esta avaliação da situação financeira deve dar particular atenção aos encargos com o pagamento de empréstimos que tenham sido contratados.
A elaboração do orçamento familiar é importante para o controlo das despesas correntes e para a tomada de decisões financeiras importantes, como a preparação da reforma, a educação dos filhos ou a compra de uma casa.
A realização adequada do orçamento passa por definir objectivos para a poupança.

 

Artigo de opinião
Ricardo Luís

Originalmente publicado em O LOUZADENSE - N.º 126 de 8 de Agosto de 2024

Artigos Relacionados

Plano3R - Consultoria - Logo

Rua das Mimosas, 137
4585-459 Rebordosa
Portugal

info@plano3r.pt
+351 224 119 250
(Chamada para rede fixa nacional)

Ligações úteis