As estratégias de Corporate Social Responsability (CSR) estão ligadas à sustentabilidade empresarial. Em termos práticos, o conceito de sustentabilidade refere-se à boa gestão de recursos e meios, preservando a sua continuidade. Contudo, também não existe uma definição única para sustentabilidade.
As estratégias de Corporate Social Responsability (CSR) estão ligadas à sustentabilidade empresarial. Em termos práticos, o conceito de sustentabilidade refere-se à boa gestão de recursos e meios, preservando a sua continuidade. Contudo, também não existe uma definição única para sustentabilidade.
Como tal, a sustentabilidade consiste numa abordagem abrangente da gestão empresarial que abraça três pilares que pretende ver maximizados a longo prazo: o valor económico, o social e o ambiental. E então, com a entrada no século XXI, os conceitos de sustentabilidade começam a ser abordados em simultâneos, de forma similar, ou sobreposta, com a CSR.
Na verdade, os três pilares da sustentabilidade, são muitas vezes apresentados visualmente como círculos que se intersectam, sendo nesse ponto onde eles se cruzam e se sobrepõem que se identifica como meta sustentável, ou seja, em simultâneo proteger o meio ambiente, melhorar as questões sociais e obter benefícios económicos.
Em conjunto, pretende-se que contribuam para os objectivos de continuidade e equilíbrio no uso e gestão dos recursos.
Os referidos três pilares da sustentabilidade podem ser resumidamente apresentados como: Pilar social: aborda aspectos relacionados com a educação, saúde, segurança pessoal e lazer tendo por objectivo a manutenção da coesão social, respeitando o meio ambiente e os recursos económicos existentes; Pilar económico: aborda aspectos relacionados com o sistema produtivo e a forma como satisfaz as necessidades da sociedade sem pôr em risco os recursos naturais e o bem-estar social; Pilar ambiental: aborda aspectos relacionados com a exploração racional de recursos naturais, contribuindo para a sua recuperação e uso posterior, respeitando as necessidades da população e os recursos económicos da sociedade em que são aplicados.
De forma genérica, pode-se afirmar que a temática da Sustentabilidade considera os tópicos supramencionados e atenta o impacto das decisões das empresas no mundo; ou seja, trata de assuntos que envolvem a empresa e o meio que a rodeia, suportado em boas práticas em contexto empresarial que se reflectem na forma como a empresa respeita as comunidades e o meio ambiente sempre rodeada de valores éticos.
Artigo de opinião
Ricardo Luís
Originalmente publicado em O LOUZADENSE - N.º 129 de 26 de Setembro de 2024